7 dicas para manter as brotoejas longe

Verão é época de sol, calor e… brotoejas nos bebês! Embora não sejam um problema grave, elas são bem desconfortáveis, pois coçam e podem arder. Para evitá-las e minimizar o incômodo, algumas medidas simples podem fazer uma grande diferença:

  1. Aumente o número de banhos diários, com água fresca, quase fria, para refrescar e eliminar o suor da pele. Não é necessário usar sabonete.
  2. Após o banho, passe um pouco de amido de milho em todo o corpo do bebê, exceto rosto (por segurança, mantenha o recipiente longe da criança, aplique nas suas mãos em pequena quantidade e só depois, na pele do bebê). Além de aumentar o conforto, o amido mantém a pele sequinha por mais tempo.
  3. Um chá bem concentrado de calêndula ou camomila na água do banho ajuda a acalmar a pele e deixa um cheirinho delicioso. Compressas frias desses mesmos chás também ajudam a refrescar e acalmar.
  4. Mantenha o bebê com um body fino, de algodão, mesmo nos dias mais quentes. O tecido evita o atrito pele a pele e absorve o suor. Troque sempre que estiver úmido.
  5. Para amamentar ou dar colo, use sempre uma fralda de pano entre sua pele e a pele do bebê, para absorver o suor e evitar que eventuais cremes, perfumes e outros produtos que você esteja usando se misturem ao suor e entrem em contato com criança.
  6. Evite usar amaciante de roupas na lavagem das roupas do bebê. Prefira sabão de coco em pó com meia xícara de vinagre na água do último enxague. O cheiro do vinagre vai embora quando a roupa seca.
  7. Na praia, o amido de milho ajuda a soltar a areia da pele, reduzindo o atrito, e mantê-la sequinha.