É possível dormir sem mamar?

O principal motivo que leva os bebês a despertarem diversas vezes durante a noite, é o habito de adormecer mamando, ou seja, a associação do sugar com o dormir. Para estes bebês, ao final de cada ciclo de sono, que pode ser de 40 minutos a 1 hora, há a necessidade da sucção para restabelecer o sono. Neste caso, se a situação for incomoda à família, é possível intervir. Não há necessidade de desmamar o bebê, apenas mudar a forma de adormecer.

Mas, isso leva tempo. Nos primeiros dias deve-se retirar o bico da boca do bebê quando ele passar a diminuir o ritmo de sucção e estiver no estágio de sonolência. Nos dias seguintes, os pais devem substituir o sugar pelo balanço, até conseguir colocar o bebê ainda acordado no berço. Tudo isso com muita paciência, de forma gradual, com muito aconchego e afeto. Toda transição precisa acontecer sem irritação para bebê ou para os pais.

Despertares para mamada poderão continuar acontecendo, para alguns bebês até 1 ano ou mais. Mas, serão despertares para mamar efetivamente e não para satisfazer a necessidade de sugar para voltar a adormecer.

Mamãe e bebê precisam de sono de qualidade para que estejam descansados no dia seguinte e consigam ter bom relacionamento e interação. Despertar de hora em hora traz um grande cansaço físico e emocional para ambos.

Portanto, se as suas noites estão difíceis, procure ajuda especializada.