O sono da mulher durante a gestação

Durante a gravidez as mulheres passam por alterações hormonais e metabólicas responsáveis por um sono incontrolável e um cansaço intenso, principalmente no primeiro e último trimestres.

Isso acontece porque logo no início da gestação, o corpo está trabalhando intensamente na fabricação da placenta, o que consome bastante energia e leva àquela vontade de diminuir o ritmo, dormir cedo e evitar atividades que exijam muito esforço físico.

A boa notícia é que no segundo trimestre, a gestante tende a se sentir mais disposta. Muitas mulheres relatam uma melhora significativa no nível de energia entre o quarto e sétimo mês. Esse é um ótimo período para preparar a casa para a chegada do bebê e cuidar de si mesma. 😉

O sono intenso costuma aparecer novamente por volta da 28 semana, ja que, nesta etapa, a mulher está mais pesada e o bebe está crescendo bastante.

Caso você se sinta cansada demais e até mesmo desmotivada verifique se está se alimentando corretamente, pois a fadiga também pode ser um sinal de anemia. Se estiver tudo bem, procure adaptar sua rotina. Tente tirar algumas sonecas durante o dia, deitar mais cedo à noite ou permanecer em um ambiente relaxante sempre que possível.

A gravidez promove muitas transformações no organismo feminino, mas não se preocupe, nosso corpo foi feito para suportar esse momento tão mágico, não é mesmo? Então, o melhor é aproveitar enquanto seu filho está na barriga para descansar.

Um banho morno antes de dormir, chá de erva cidreira, camomila e capim-limão e algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro também ajudam a relaxar.

Tenha paciência, 9 meses passam rápido e sua energia tende a se reestabelecer com o nascimento do bebê! 👼