Parentalidade real X parentalidade ideal

Como andam suas cobranças no que diz respeito à criação de seus filhos? Antes mesmo de descobrirmos que um bebê está para chegar, despertamos crenças a respeito do tipo de mãe ou pai que devemos ser.

Essas crenças, vindas de gerações ancestrais ou criadas como uma resposta a situações vividas por nós, são transformadas em um check list da parentalidade perfeita cujos fatores, somados, resultarão em crianças sempre sorridentes, gentis, compreensivas e bem penteadas.

Muitas vezes, porém, criamos esse ideal de forma reativa e esquecemos de refletir sobre quem somos de verdade. Agimos baseados no que foi feito no passado, ou de acordo com o que outras pessoas, sejam elas próximas ou desconhecidas, esperam de nós. O resultado, claro, é diferente do esperado, e nadamos no “mar de cuspidas para cima que caíram na testa” com mais frequência do que imaginávamos possível.

Quando conseguimos nos libertar dos rótulos que nos foram impostos, e descobrimos nossa verdade como pais e mães, transformamos a arte de criar crianças em um trabalho mais leve e em sintonia com nossa verdade. E fazemos nosso melhor, emancipados da carga limitante que carregávamos.

O que vivemos em nossa infância, com nossos pais e avós, não é um molde que necessitemos replicar com nossos filhos. Foi feito de acordo com o nível de consciência dos envolvidos naquele momento.

Cientes do que podemos (e queremos) manter ou mudar, compreendemos e ressignificamos nosso passado. Com isso, alimentamos nossa verdade, crescemos e evoluímos como seres humanos.

Tudo é evolução e aprendizado.

Livre-se da carga dos rótulos, pois sua verdade cabe apenas a você.

 

*Sou enfermeira obstetra e trabalho com gestantes, mães e bebês há muitos anos. Apaixonada por tudo que envolve o gestar, parir e maternar, ofereço atendimentos terapêuticos em Thethahealing e consultorias em sono materno infantil, aleitamento e cuidados com o bebê de forma individual, para pequenos grupos ou in company. Se você é mãe ou gestante e gostaria de viver de forma mais leve, entre em contato. Estou certa de que juntas vamos encontrar o melhor caminho!