Sonia Sertório

 

Enfermeira obstetra, terapeuta thetahealing, praticante de yoga, esposa e mãe.
Apaixonada pela natureza e por tudo que envolve o gestar, parir e maternar.

“Decidi que trabalharia cuidando de bebês e de crianças quando, aos 7 anos, observava atentamente minha tia Solange amamentar meu primo, recém-nascido. Fiquei encantada e emocionada com a imagem, que ao mesmo tempo se mostrava doce e forte e nunca saiu da minha cabeça.

 

Já na adolescência, percebi minha afinidade com as ciências biológicas e decidi que seria médica ou enfermeira. Após os exames e as expectativas comuns nesta fase da vida, iniciei os estudos em Enfermagem na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá conheci duas professoras da área de pediatria e obstetrícia, Irma de Oliveira e Maria Helena Baena, minhas grandes fontes de inspiração. E foi então que os bebês entraram definitivamente em minha vida e eu pude cumprir meu destino.

 

Minha experiência profissional passa pelo berçário e pela UTI neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz (SP) como enfermeira trainee, onde ajudei a estabelecer o método mamãe canguru, até então pouco conhecido no Brasil, com excelentes resultados na reabilitação de bebês prematuros. Pelo Hospital Albert Einstein (SP), um dos mais reconhecidos do país, onde me especializei em Enfermagem Obstétrica e tive a oportunidade de atuar na UTI neonatal e no berçário, com foco em aleitamento materno. E pela docência e coordenação do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP-SP).

 

Em 2006 me tornei mãe e, mesmo tendo todas as informações técnicas, enfrentei dificuldades com a amamentação e também com o sono da minha filha. Foi quando desenvolvi uma percepção própria. Levei em consideração aspectos básicos que refletem no conforto do bebê, como a temperatura e a iluminação do ambiente e organizei uma rotina adequada à realidade da minha família. O resultado foi um sucesso. Tanto que passei a ser procurada por amigos e conhecidos que buscavam auxílio para enfrentar situações parecidas. Foi assim que comecei a refletir sobre a possibilidade de ter meu próprio negócio.

 

Para aprimorar meus conhecimentos sobre o tema, em 2013, concluí o Curso de Consultoria do sono materno-infantil no International Maternity Institute, nos Estados Unidos. A partir daí, nasceu a Auxílio Mamães, desenvolvida com muito carinho, que me permite realizar um sonho de infância: atender mães e bebês de forma acolhedora e personalizada, e ajudar mulheres a vencer os desafios apresentados pela maternidade.

 

E como sonhar é preciso…. Agora o sonho é um pouco maior, estou então trabalhando em um projeto de acompanhamento de casais desde a pré-concepção até a primeira infância. Logo mais trago maiores informações…

 

Sonia Masson Sertório, enfermeira obstetra e fundadora da Auxílio Mamães